segunda-feira, 11 de junho de 2012

Parque Florestal Carlos Botelho visita a escola em Semana do Meio Ambiente

Na Semana do Meio Ambiente a EE Sadamita Ivassaki recebeu a visita do Parque Florestal Carlos Botelho.
Na ocasião, os monitores do PECB desenvolveram atividades que envolveram todos os estudantes e seus professores.
Nos dias  que antecederam a visita do parque, os monitores do parque João Carlos e Cláudia Frutuoso apresentaram a proposta de atividades a serem realizadas.
Os alunos foram reunidos no pátio da escola onde a equipe do parque se apresentou e falou da importância pelo zelo do meio ambiente. Em seguida falaram sobre como seria a dinâmica dos trabalhos que os alunos iriam desenvolver.
Três grupos foram formados:
O primeiro tinha como tema:   "O que fazer para salvar o planeta?". Os alunos tiveram que montar um comercial propondo uma solução contra a degradação do meio ambiente.
O segundo grupo tinha como tema: "Faça arte sem prejudicar o meio ambiente." Nesta atividade o grupo teve realizar trabalho artístico utilizando materiais recicláveis de seu meio com proposta de reutilizar tudo aquilo que é considerado lixo.
O terceiro grupo tinha como tema: "Cantando o Meio Ambiente. Nesta tarefa os alunos tiveram que escrever e compor uma melodia sobre a temática do meio ambiente tendo em mente que a música é um dos meios mais fáceis de difundir uma mensagem ao público em geral.
Terminadas as tarefas realizadas no pátio, aconteceu uma palestra com vídeo e, logo após, questões para debate onde os alunos participaram com seriedade.
As questões versaram sobre o uso da água, a energia e o consumo consciente.
O trabalho desenvolvido pelo PECB veio ao encontro do que está sendo discutido atualmente acerca do meio ambiente na Rio + 20.
O assunto, além de ser discutido nos fóruns, também tem que ser discutido nas escolas. É preciso acontecer uma mudança de hábitos, e o primeiro passo para isso é a conscientização de todos.
Os funcionários do parque estão de parabéns pois além de desempenhar suas funções, verdadeiramente abraçaram a "causa verde" com a ousadia e iniciativa de "levar o parque" o parque até a escola
Foi muito bom o trabalho dos palestrantes!
O PECB reforçou mais uma vez que o parque está de portas abertas para escola e para todos os visitantes que queiram conhecer a imensa riqueza que há aqui tão perto de nós.

A EE Sadamita Ivassaki mais uma vez parabeniza e agradece pela presença de todos.



os alunos reunidos no pátio





João Carlos Rodrigues Andrade, turismólogo e monitor do parque

Turismóloga e assistente técnica Cláudia Frutuoso, coordenadora do parque, falando aos alunos 

Sem comentários:

Enviar um comentário