sexta-feira, 3 de abril de 2015

PASTA VIAJANTE- COMUNIDADE LEITORA

                Programa Escola da Família
Diretoria de Ensino: ITAPETININGA                      
E.E.”SADAMITA IVASSAKI”
Nome do Educador: ANA CAROLINA MACHADO
Nome do Projeto: PASTA VIAJANTE- COMUNIDADE LEITORA       
                                      Eixo: (   )Esporte  ( X )Cultura   (   )Trabalho   (   )Saúde
Justificativa – Por que fazer?
A leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. A proximidade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas. As obras apresentadas neste projeto visam o desenvolvimento da oralidade e postura leitora das crianças, alunos e comunidade de uma maneira prazerosa.

Objetivo – Para que fazer?
Desenvolver o Projeto Comunidade Leitora. Acrescentar ao cotidiano escolar e a toda comunidade a prática da leitura como prioridade no processo de aprendizagem. Exercitar a leitura como prática democrática, fundamental na formação do senso crítico e da cidadania.

Objetivos Específicos:
Conhecer a Coleção Meus Clássicos Favoritos. Conhecer o gênero textual ( Contos e Fábulas).
Ampliar repertório. Desenvolver o gosto pela leitura e habilidades linguísticas como falar, escutar, ler e escrever.

Grupo de Trabalho – Quem está disposto?
Vice- Direção PEF, Universitários, Jovem Empreendedor e Professor de Língua Portuguesa ( 6º e 7º Ano )

Público Alvo – A quem se destina?
Comunidade em geral, alunos e pais da E.E ”Sadamita Ivassaki” e EMEIF “ Vereador José Camargo”.

Plano de Ação – O que fazer? Como fazer?
A cada domingo um aluno levará a pasta viajante para casa, nela contém 03 livros de histórias clássicas, terá que desenvolver a leitura com sua família, registrar o momento e responder a ficha literária. Devolve-a na terça- feira para professora de Língua Portuguesa a qual irá encaminhar a outro aluno, esse devolve na sexta- feira, sábado elaboramos um relatório e avaliamos de como foi desenvolvido a projeto naquela semana, e damos continuidade no domingo.

Avaliação – O que pode ser modificado?
As obras, o itinerário, maior prazo para alunos com dificuldade na leitura.

Registro – Como podemos contar nossa história ?
Portfólio, avaliações, relatórios e registros (imagens que os próprios leitores registram no momento da leitura).

Recurso – O que é necessário?
Livros, pasta e EVA.

Cronograma – Quando?

Março à Junho de 2015

















FICHA DE LEITURA I
E.E”SADAMITA IVASSAKI”

01-      Nome: _____________________________________________Data: __/__/__
02-      Título:__________________________________________________________
03-      Autor ou Coleção: ________________________________________________
04-      Qual o personagem principal da história?
___________________________________________________________________
05-      Quantos personagens você conheceu na história que leu?
________________________________________________________________
06-      Apareceu algum tipo de animal na história que você leu? Qual?
________________________________________________________________
07-      Retire do livro o que se pede:
a)    Duas palavras iniciada com M: _______________________________________
b)    Três palavras com 04 letras: _________________________________________
c)     Duas palavras iniciadas com letra do seu nome: _________________________

08-      Escreva uma frase sobre os personagens da história?
_______________________________________________________________
________________________________________________________________

Faça um breve resumo da história?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Ilustre a História:











FICHA DE LEITURA II
E.E”SADAMITA IVASSAKI”

01-      Nome: _____________________________________________Data: __/__/__
02-      Título:__________________________________________________________
03-      Autor ou Coleção: ________________________________________________
04-      Qual o personagem principal da história?
________________________________________________________________
05-      Quantos personagens você conheceu na história que leu?
________________________________________________________________
06-      Apareceu algum tipo de animal na história que você leu? Qual?
________________________________________________________________
07-      Retire do livro o que se pede:
a)    Três palavras iniciada com S: _________________________________________
b)    Duas palavras com 07 letras: _________________________________________
c)     Cinco palavras iniciadas com letra do seu nome:_________________________

08-      Escreva uma frase sobre os personagens da história?
_______________________________________________________________
________________________________________________________________

Faça um breve resumo da história?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Ilustre a História:











Sem comentários:

Enviar um comentário