Programa Escola da Família
Diretoria de Ensino: ITAPETININGA
E.E.”SADAMITA IVASSAKI”
Nome do Educador: ANA CAROLINA MACHADO
Nome do Projeto: PASTA VIAJANTE- COMUNIDADE LEITORA
Eixo: ( )Esporte
( X )Cultura ( )Trabalho
( )Saúde
Justificativa – Por que fazer?
A leitura frequente
ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. A proximidade com o mundo
da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as
disciplinas. As obras apresentadas
neste projeto visam o desenvolvimento da oralidade e postura leitora das
crianças, alunos e comunidade de uma maneira prazerosa.
Objetivo – Para que fazer?
Desenvolver o Projeto
Comunidade Leitora. Acrescentar ao cotidiano escolar e a toda comunidade a
prática da leitura como prioridade no processo de aprendizagem. Exercitar a
leitura como prática democrática, fundamental na formação do senso crítico e da
cidadania.
Objetivos Específicos:
Conhecer a Coleção Meus Clássicos Favoritos. Conhecer
o gênero textual ( Contos e Fábulas).
Ampliar repertório. Desenvolver o gosto pela
leitura e habilidades linguísticas como falar, escutar, ler e escrever.
Grupo de Trabalho – Quem está disposto?
Vice- Direção PEF, Universitários,
Jovem Empreendedor e Professor de Língua Portuguesa ( 6º e 7º Ano )
Público Alvo – A quem se destina?
Comunidade em geral, alunos e pais da
E.E ”Sadamita Ivassaki” e EMEIF “ Vereador José Camargo”.
Plano de Ação – O que fazer? Como fazer?
A cada domingo um aluno levará a
pasta viajante para casa, nela contém 03 livros de histórias clássicas, terá
que desenvolver a leitura com sua família, registrar o momento e responder a
ficha literária. Devolve-a na terça- feira para professora de Língua Portuguesa
a qual irá encaminhar a outro aluno, esse devolve na sexta- feira, sábado
elaboramos um relatório e avaliamos de como foi desenvolvido a projeto naquela
semana, e damos continuidade no domingo.
Avaliação – O que pode ser modificado?
As obras, o itinerário, maior prazo
para alunos com dificuldade na leitura.
Registro – Como podemos contar nossa história ?
Portfólio, avaliações, relatórios e
registros (imagens que os próprios leitores registram no momento da leitura).
Recurso – O que é necessário?
Livros, pasta e EVA.
Cronograma – Quando?
Março à Junho de 2015
FICHA
DE LEITURA I
E.E”SADAMITA
IVASSAKI”
01-
Nome:
_____________________________________________Data: __/__/__
02-
Título:__________________________________________________________
03-
Autor ou Coleção:
________________________________________________
04-
Qual o personagem
principal da história?
___________________________________________________________________
05-
Quantos personagens
você conheceu na história que leu?
________________________________________________________________
06-
Apareceu algum tipo
de animal na história que você leu? Qual?
________________________________________________________________
07-
Retire do livro o
que se pede:
a) Duas palavras
iniciada com M: _______________________________________
b) Três palavras com
04 letras: _________________________________________
c) Duas palavras
iniciadas com letra do seu nome: _________________________
08-
Escreva uma frase sobre
os personagens da história?
_______________________________________________________________
________________________________________________________________
Faça um breve resumo da história?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Ilustre a História:
E.E”SADAMITA
IVASSAKI”
01-
Nome:
_____________________________________________Data: __/__/__
02-
Título:__________________________________________________________
03-
Autor ou Coleção:
________________________________________________
04-
Qual o personagem
principal da história?
________________________________________________________________
05-
Quantos personagens
você conheceu na história que leu?
________________________________________________________________
06-
Apareceu algum tipo
de animal na história que você leu? Qual?
________________________________________________________________
07-
Retire do livro o
que se pede:
a) Três palavras
iniciada com S: _________________________________________
b) Duas palavras com
07 letras: _________________________________________
c) Cinco palavras
iniciadas com letra do seu nome:_________________________
08-
Escreva uma frase sobre
os personagens da história?
_______________________________________________________________
________________________________________________________________
Faça um breve resumo da história?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Ilustre a História:
Sem comentários:
Enviar um comentário